quarta-feira, 30 de abril de 2008

Projeto promove inclusão de minorias com atuação empresarial - Tatiana Alarcon - 30/04/2008


Em 2007, negociações comerciais entre um grupo de micro e pequenas empresas brasileiras com grandes companhias geraram negócios no valor de US$ 16 milhões, que envolveram grupos historicamente excluídos do processo econômico, como afro-descendentes, índios e portadores de necessidades especiais.
O Sebrae e a associação empresarial Integrare, em parceria, firmaram acordo por meio de encontros promovidos pelos parceiros, pequenas empresas dos mais diversos segmentos forneceram produtos ou serviços a marcas de destaque no País e a algumas multinacionais, como Coca-cola, DuPont, Visteon Sistema Automotivo, IBM, Unilever e Cushman & Wakefield, entre outras.
O convênio firmado em janeiro do ano passado, é uma das ações do Projeto Grandes Compradores & Pequenos Fornecedores, que tem por objetivo fortalecer cadeias produtivas de micro e pequenas empresas, tornando-as sustentáveis e competitivas para ganhar mais espaço no cenário comercial.
Segundo a gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae, Raissa Rossiter, o caminho para a sustentabilidade das micro e pequenas empresas deve ser pela união entre ação social e a força do mercado.
Para saber mais: http://asn.interjornal.com.br/noticia.kmf?canal=217


ANÁLISE CRÍTICA


A reportagem destaca ação implementada pelo SEBRAE, em parceria com a empresa Intregare, que beneficia grupos que antes não teriam chances de acesso ao mercado.
De forma sucinta e direta, com entrevistas com a gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a articulista proporciona uma maior visibilidade às ações, onde se verifica várias benefícios, entre eles a inclusão social.
São elencadas as metodologias utilizadas, bem como as formas como o projeto se desenvolveu, onde se verifica que a motivação estava presente, conduzindo ao êxito do processo.

Um comentário:

A vida como ela é... disse...

Hoje se fala muito em responsabilidad social e é positiva a ação das parcerias entre empresas que visam a inclusão das pessoas que não têm acesso ao mercado formal de trabalho.
Estratégias como premiação àquelas organizações que estão incluindo em sua gestão, processos e metodologias que incluem benefícios para os trabalhadores, para as áreas de entorno, que garantem a acessibilidades aqueles que possuem necessidades especiais são garantia de retorno, se levando em conta que também a imagem institucional junto ao público tende a melhorar. Se sou consumidor, vou procurar aquelas empresas que investem no ambiente, no crescimento e no benefício das pessoas. O planeta somente irá sobreviver se forem tomadas providências urgentes quanto ao desenvolvimento sustentável. Muito boa abordagem do blog desta turma com reportagens que esclarecem o tema.

Ricardo Dias - Turma 1