quarta-feira, 9 de abril de 2008

CNPq investe em incinerador para reduzir custos, multas e danos ambientais - Assessoria de Imprensa - 08/04/2008

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoiou o desenvolvimento de uma câmara de combustão com tecnologia barata e que elimina os resíduos de pó de serragem causadores de problemas ambientais, econômicos e legais para a indústria madeireira. Atualmente, os restos de uma serraria não têm destinos certos, sendo queimados a céu aberto ou jogados nos rios, ocasionando grandes danos ao meio ambiente e pesadas multas às 3.660 serrarias formalmente registradas no estado do Pará.
Em termos sociais, a idéia é prover um meio econômico para o descarte dos rejeitos em serrarias e melhoria nas condições de salubridade nos aterros de serragem e entorno. Atualmente, o ambiente de trabalho insalubre, devido à geração de gases tóxicos e da poeira facilmente inaladas pelos funcionários, ocasiona pesadas multas pelos órgãos governamentais.
Quer mais informações? Dê um clique no site abaixo:


Análise Crítica
A responsabilidade Social envolve a questão do meio ambiente, sendo a indústria madeireira uma das principais responsáveis pelo desmatamento e por danos à natureza, através de seus dejetos. A reportagem mostra a iniciativa do CNPq em apoiar o desenvolvimento de um incinerador mais barato, compacto e, acima de tudo, eficiente, com redução de gases poluentes como metano, monóxido de carbono, gases inertes etc. Na etapa atual, o combustor ciclônico será modificado para produzir vapor objetivando gerar energia elétrica, demonstrando estar engajado na luta pela melhor qualidade de vida e em preservar o planeta, além de ser tema de vários projetos de pós-graduação.
É legal a gente tomar conhecimento de tais ações em nosso País, que detém o maior reservatório de oxigênio do mundo.

Nenhum comentário: